Ah, The Cure. A banda que fez do sofrimento uma arte e provou que é possível passar três décadas sendo incrivelmente depressivo e, ainda assim, lotar estádios. Enquanto muitos artistas das antigas tentam desesperadamente se reinventar ou, pior, fazem shows nostálgicos onde esquecem as próprias letras, The Cure continua firme e forte, mantendo seu status de lenda viva. Tudo isso, claro, sob o comando de Robert Smith, um homem que entende que a verdadeira melancolia vem das ambiguidades da vida (e de usar o mesmo penteado desde 1983).
Se você ainda não percebeu, a música do The Cure é como um bom vinho gótico: envelhece bem e é melhor apreciada em um dia chuvoso. Pegue qualquer disco da banda, desde Pornography até Songs of a Lost World, e você saberá instantaneamente que está ouvindo The Cure. Aquela aura etérea, a batida pulsante e a voz de Smith te lembrando de todas as vezes que você olhou para a lua e se sentiu incompreendido. Clássico.
Mas mesmo em meio a tantos hinos existenciais, Robert Smith é capaz de admitir que, sim, The Cure também sabe fazer pop. E não é qualquer pop, é O pop. Enquanto todo mundo aponta para Boys Don’t Cry como o maior flerte da banda com a acessibilidade, Smith tem outra opnião: para ele, a melhor música pop que The Cure já fez é Just Like Heaven.
“Todas as camadas de som se encaixaram, foi gravada em uma única tomada, e ficou perfeita,” disse Smith, sem nenhuma falsa modéstia. E ele tem razão. A faixa tem tudo: uma melodia irresistível, um refrão que gruda na cabeça e aquela dose necessária de emoção para que você possa cantá-la enquanto encara a janela em um dia nublado. Para completar, até o Dinosaur Jr. fez uma versão tão boa que até Smith admitiu que ela influenciou a forma como a própria banda toca a música. Isso sim é reconhecimento.
Se você precisa de uma prova de que The Cure pode, sim, dominar qualquer playlist pop, Just Like Heaven é a resposta definitiva. Melancolia e acessibilidade na medida certa. E se até Robert Smith, o guru do sofrimento elegante, diz que essa é a melhor investida pop da banda, quem somos nós para discordar?